No próximo domingo, 9 de março, a Editora Valer promove o lançamento do livro 'Casas e Memória – Estudo sobre as edificações residenciais do Centro Histórico de Manaus', da escritora Lauriane Teixeira de Oliveira. O evento será realizado às 10h no salão de eventos da editora e marcará a oportunidade de os leitores conhecerem uma pesquisa detalhada sobre a história das edificações históricas da cidade e como elas se tornam locais de memória e pertencimento para seus moradores.
A obra é uma das 20 selecionadas pelo concurso Frauta de Barro - 2023. Para Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, esse tipo de pesquisa é importante por se tratar de um assunto inesgotável como as edificações do Centro Histórico de Manaus.
"O livro da Lauriane, dentro dos mais de 150 que selecionamos no concurso, é diferenciado, por tratar do Centro Histórico da nossa cidade" e pela forma como ela realizou a sua pesquisa, porque, a partir de imóveis ainda existentes, ela ampliou para referir a situação do patrimônio histórico da cidade, para o campo da memória, que é fundamental quando tratamos do assunto, ressaltou Neiza.
'Casas e Memória' é uma obra que se aprofunda na importância do patrimônio arquitetônico e cultural de Manaus, explorando as edificações residenciais do Centro Histórico da cidade. A autora, Lauriane Teixeira de Oliveira, propõe uma reflexão sobre como as casas e casarios são mais do que simples estruturas físicas: elas são espaços carregados de memória, cultura e identidade.
A pesquisa que originou o livro foi baseada na dissertação de mestrado da autora e destaca três edificações significativas da cidade. Essas construções são analisadas não apenas sob a ótica técnica do patrimônio, mas também por meio de uma abordagem que integra os aspectos históricos, culturais e simbólicos que elas representam para a população local. O livro também discute as transformações pelas quais essas residências passaram ao longo do tempo, levando em conta as mudanças sociais, políticas e econômicas que afetaram o Centro Histórico de Manaus.
Com um olhar atento sobre as “rugosidades da memória”, Lauriane convida o leitor a refletir sobre o valor dessas construções para as gerações passadas e atuais, instigando uma discussão sobre a preservação e a valorização do patrimônio cultural de Manaus.
Ainda segundo Neiza, o lançamento promete ser uma excelente oportunidade para os interessados em História, Patrimônio e cultura local se aprofundarem nas discussões sobre a preservação do patrimônio arquitetônico de Manaus, além de conhecer mais sobre o trabalho da autora.
amazonas banda Raimundos Amazonas Food Festival manaus meio ambiente amazonas filhotes natureza onça manaus peixe amazonas tambaqui periodo defeso manaus manaus tce-am amazonas Assembleia Legislativa do Amazonas Yara Amazônia Lins vacinação gratuita Dia Mundial da Saúde manaus amazonas Millennium Shopping manaus amazonas reeducação aquática esporte natação manaus amazonas formando campeões atletas governo do amazonas celulares manaus amazonas Programa RecuperaFone ensaios da toada manaus garantido amazonas caprichoso bumbás de parintins saúde da mulher amazonas exames manaus