Lauriane Teixeira lança livro ‘Casas e Memória’, neste domingo (9), na Valee Teatro

 

No próximo domingo, 9 de março, a Editora Valer promove o lançamento do livro 'Casas e Memória – Estudo sobre as edificações residenciais do Centro Histórico de Manaus', da escritora Lauriane Teixeira de Oliveira. O evento será realizado às 10h no salão de eventos da editora e marcará a oportunidade de os leitores conhecerem uma pesquisa detalhada sobre a história das edificações históricas da cidade e como elas se tornam locais de memória e pertencimento para seus moradores.


A obra é uma das 20 selecionadas pelo concurso Frauta de Barro - 2023. Para Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, esse tipo de pesquisa é importante por se tratar de um assunto inesgotável como as edificações do Centro Histórico de Manaus. 


"O livro da Lauriane, dentro dos mais de 150 que selecionamos no concurso, é diferenciado, por tratar do Centro Histórico da nossa cidade" e pela forma como ela realizou a sua pesquisa, porque, a partir de imóveis ainda existentes, ela ampliou para referir a situação do patrimônio histórico da cidade, para o campo da memória, que é fundamental quando tratamos do assunto, ressaltou Neiza. 



'Casas e Memória' é uma obra que se aprofunda na importância do patrimônio arquitetônico e cultural de Manaus, explorando as edificações residenciais do Centro Histórico da cidade. A autora, Lauriane Teixeira de Oliveira, propõe uma reflexão sobre como as casas e casarios são mais do que simples estruturas físicas: elas são espaços carregados de memória, cultura e identidade.


A pesquisa que originou o livro foi baseada na dissertação de mestrado da autora e destaca três edificações significativas da cidade. Essas construções são analisadas não apenas sob a ótica técnica do patrimônio, mas também por meio de uma abordagem que integra os aspectos históricos, culturais e simbólicos que elas representam para a população local. O livro também discute as transformações pelas quais essas residências passaram ao longo do tempo, levando em conta as mudanças sociais, políticas e econômicas que afetaram o Centro Histórico de Manaus.


Com um olhar atento sobre as “rugosidades da memória”, Lauriane convida o leitor a refletir sobre o valor dessas construções para as gerações passadas e atuais, instigando uma discussão sobre a preservação e a valorização do patrimônio cultural de Manaus.


Ainda segundo Neiza, o lançamento promete ser uma excelente oportunidade para os interessados em História, Patrimônio e cultura local se aprofundarem nas discussões sobre a preservação do patrimônio arquitetônico de Manaus, além de conhecer mais sobre o trabalho da autora.

Fonte: com informação da assessoria de imprensa