Manaus e Região Metropolitana sofrem terceiro apagão em menos de um mês

Manaus e os municípios da Região Metropolitana enfrentaram, na noite desta terça-feira (2), o terceiro apagão em menos de um mês. Desta vez, a interrupção no fornecimento de energia atingiu todo o estado do Amazonas, conforme comunicado da concessionária.

Segundo a Amazonas Energia, a falha ocorreu às 22h06, quando a linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, integrante do Sistema Interligado Nacional (SIN), foi desligada, interrompendo o fornecimento de eletricidade em todo o estado.

Às 22h54, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradual da carga. Naquele momento, apenas 13% da distribuição de energia havia sido restabelecida, conforme informou a concessionária.

Até as 23h50, alguns bairros de Manaus ainda estavam sem luz. Já à 0h30, a Amazonas Energia comunicou que 50% do sistema de distribuição havia sido reativado. O fornecimento também foi restabelecido nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

Histórico de apagões

O incidente ocorre poucos dias após um blecaute registrado em 27 de março, quando uma falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus deixou diversas áreas sem eletricidade.

Antes disso, em 7 de março, um problema na linha de 500 kV Jurupari-Silves provocou um apagão generalizado, afetando não apenas Manaus, mas também municípios da Região Metropolitana e cidades do interior. Em algumas localidades, o fornecimento de energia só foi totalmente restabelecido após mais de seis horas.

Fonte: da Redação do site Porto de Lenha News