Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado



Para marcar o Dia dos Povos Originários, a editora Valer traz para a Roda de Conversa deste sábado, dia 19 de abril de 2025, dois respeitáveis artistas plásticos indígenas e um romancista: a artista visual Duhigó e Paulo Dessana, e o professor e autor do livro 'Canumã – a travessia', Ytanajé Cardoso. O evento é gratuito.


A roda começa a partir das 9h30, com a palavra do escritor Ytanajé, que abordará a obra de Luiz Lana, ‘Antes o mundo não existia', em seguida, mediará a conversa com Duhigó, que falará sobre 'A arte indígena no mundo'. E para mediar essa fala da artista, o convidado é o fotógrafo, cinegrafista e artista visual - Paulo Dessana.


Para a professora doutora em Filosofia, coordenadora editorial da Valer e autora do livro 'Para aquém ou para além de nós', Neiza Teixeira, a Valer precisava registrar e apresentar para o mundo esses artistas diversos que representam as Amazônias.


"Desde o início, a editora Valer firmou um compromisso com a sociedade amazonense: desvendá-la. O meio para fazer isso, é a publicação de livros com temáticas amazônicas, e dando espaço para autores e pesquisadores das Amazônias. É o que nós fazemos desde sempre. A Exposição Poranduba Amazonense, que conta com obras de sete indígenas de várias etnias significa mais um passo nessa direção”, disse Neiza.


De acordo com Carlysson Sena, galerista responsável pela Galeria de Arte da Valer Teatro, essa Roda de Conversa expressa o trabalho contínuo que tem sido realizado pela Valer em prol da preservação da cultura indígena, por meio das publicações de autores indígenas, e deu um passo importante com a exposição `Poranduba Amazonense’, que nesse momento está em cartaz na Valer Teatro.


“A Valer escolheu, na sua primeira exposição de arte, obras de artistas indígenas que produzem obras de arte visuais, portadoras de uma mensagem importante a ser absorvida e principalmente apreciada pelos visitantes. Então, essa Roda de Conversa vem para coroar toda essa multiculturalidade que a Valer tem preservado por meio das várias expressões artísticas”, ressaltou Carlysson.


Leitura para a criançada


De acordo com a gerente da Livraria Valer Teatro, Arylane Lopes, haverá leitura para a criançada de livros infantis escritos por indígenas no hall da livraria. 


“Você que quer vir participar da Roda de Conversa e estava preocupado em deixar seus filhos, pode vir para a livraria Valer, onde vamos realizar a contação de histórias de temática indígena. Será imperdível.”, disse Arylane.


Fonte: com informação da assessoria de imprensa