Ouro com tempero made in Amazônia. O lutador amazonense Doriandson de Lira Talmaturgo foi um dos destaques da etapa de Miami da competição organizada pela New Breed Jiu-Jitsu Federation. Os combates aconteceram no último sábado, 19 de abril, no Centro de Convenções do Aeroporto de Miami, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Dorianson é faixa preta oriundo de Manaus, Amazonas, e teve na base de jiu-jítsu na academia do mestre Cristiano Carioca. Hoje com 32 anos, ele luta no peso leve (Adulto e Máster) e representa a academia Helton Silva Martial Arts, empreendimento liderado pelo professor amazonense Helton Henrique Silva e que fica localizado na cidade de Wellington, no estado da Flórida.
Na disputa da medalha de ouro no evento da New Breed Jiu-Jitsu Federation, o amazonense venceu o norte-americano Emilio Suarez (Lay’s Warriors One Punch Fitness). A vitória foi por finalização em arm lock (chave de braço).
“Feliz pela vitória e por mais essa conquista de uma medalha de ouro nos Estados Unidos. Eu gosto de competir e isso me ajuda muito o meu desenvolvimento como atleta e professor”, disse o campeão, que é uma das referências técnicas da equipe Helton Silva Martial Arts.
Com a medalha de ouro no peito, Doriandson retoma os treinamentos na Helton Silva Martial Arts nesta semana. Seu próximo desafio internacional é a participação no Open de Miami da IBJJF, a maior federação da modalidade. O evento acontece entre os dias 10 e 11 de maio, no Centro Comunitário de Miami Springs.
Formando campeões
Radicado nos Estados Unidos há sete anos e meio, Helton Henrique Silva (ex-lutador de Wrestling e ex-presidente da Federação Amazonense de Luta Olímpica) é o líder de uma prestigiada academia com mais de 300 alunos. A academia funciona desde 2021, com aulas de jiu-jítsu, kickboxing e MMA para crianças, adultos e mulheres.
“O Doriandson é um atleta que iniciou comigo quando tinha 15 anos de idade na luta olímpica no nosso antigo projeto social na academia Top Life (Campos Elíseos). A primeira viagem dele foi para um Brasileiro de Wrestling para representar nosso e estado e agora está aqui nos Estados Unidos mostrando o seu trabalho e o seu valor no esporte”, destacou o professor Helton Silva.
touro negro caprichoso album parintins torcida azul e branco lançamento atletata Peru amazonas Ana Paula lima manaus manaus comida de boteco amazonas comida gastronomia cultura brasil flamengo boca juniors vitória basquete Champions League das Américas Amazonense conquista medalha de ouro New Breed Jiu-Jitsu Federation Doriandson Talmaturgo venda de peixe em manaus consumo de peixe peixe manaus amazonas semana santa reajuste amazonas Segurança Pública do Estado manaus Wilson Lima cinema amazonas cultura lgbt manaus cultura amazonas Festival Zero 92 manaus arte música manaus indigenas amazonas livraria valer cultura conversa